terça-feira, 21 de dezembro de 2010

É possível se amar duas pessoas ao mesmo tempo ?


O que se vê atualmente é a mídia massacrando coisas em nossas mentes, ao assistir a novela Ti ti ti e a novela Passione,( ambas exibidas na rede Globo) pude notar um fato que me intrigou bastante: será possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?
Bem na novela Ti ti ti, pude perceber isto através da personagem de Marcela( Isis Valverde) que teve um romance com Renato(Guilherme Winter)e acaba resultando em uma gravidez, porém o rapaz acha que a moça estava querendo lhe aplicar o velho golpe da barriga, coisa que faz com que ela fique muito triste com ele e então ela vai para São Paulo com Osmar (Gustavo Leão), e acabam sofrendo um acidente que resulta no óbito de Osmar, porém Marcela sobrevive e vai morar na casa de Osmar com seus pais é onde ela conhece Edgar (Caio Castro, que logo no começo ocorreu uma grante antipatia entre eles, mas acabam se apaixonando perdidamente. Encurtando a história Renato volta e se casa com Marcela coisa que está deixando cada vez mas a moça confusa de seus sentimentos. Hum! afinal está ou não a moça amando os dois?

Partindo para outra novela o bígamo do Berilo (Bruno Gagliasso) de Passione, percebe-se nitidamente que ele ama tanto Jéssica (Gabriela Duarte) e Agostina (Leandra Leal), mas existe ou não a possibilidade de se amar duas pessoas é o que o artigo abaixo vai explicar.

Esta pergunta contém uma armadilha, pois as implicações de qualquer resposta - sim ou não - envolvem dois níveis de realidade: a dos sentimentos e a das convenções sociais. Como está colocada passa a impressão de que amar alguém e estar envolvido num relacionamento amoroso seriam a mesma coisa. E não é bem assim. Muitos relacionamentos, incluindo casamentos, estão baseados em razões bem diferentes das amorosas.
A sexualidade das outras espécies animais é completamente regulada por instintos. No caso do homem, há complicações. Além dos instintos, nós possuímos uma consciência capaz de regular o nosso comportamento erótico.
Há também a convenção social que determina quantos parceiros alguém pode ter. Dependendo da cultura, da sociedade ou da época histórica, esse número pode mudar.
Na sociedade ocidental cristã admite-se a monogamia. O amor por uma única pessoa é um comportamento relativamente recente na história da humanidade. A partir do surgimento do amor romântico, o homem passa a regular seu comportamento admitindo apenas um parceiro.
Isto não impede que nós possamos desejar outras pessoas. O desejo erótico escapa ao nosso controle. Nem por isso somos forçados a sucumbir toda vez que nos sentimos atraídos, uma vez que a construção de uma relação exige foco e energia. Compreender que o sentir não é construído, mas que a relação é, torna-se aqui, fundamental.
A paixão e o desejo se constelam quando projetamos no outro características nossas ainda não desenvolvidas.Pode acontecer de uma pessoa encontrar num único parceiro as condições necessárias para essa projeção. Mas, pode ocorrer de encontrá-las em parceiros diferentes.
Concluindo, ao voltarmos a atenção para o sentimento, as coisas se complicam (ou simplificam ...). O amor, a paixão e o sexo têm movimento próprio, são ilimitados potencialmente. Não se subordinam às conveniências e nem à vontade; podem eleger mais de um objeto.
Mas será possível relacionar-se com mais de um parceiro ao mesmo tempo?
Aqui sim temos uma questão ética com que lidar. Se alguém ama duas pessoas e vive numa sociedade monogâmica; terá de enfrentar um conflito entre seus sentimentos e os sentimentos das outras pessoas envolvidas. Sua dcisão não poderá excluir nenhuma das partes e vai envolver algum nível de sacrifício e comprometimento com as consequências da escolha. Poderá permanecer monogâmico ou relacionar-se com ambos os parceiros, (ou com nenhum) desde que pague o preço.
Autores: Carla Regino, Fernanda Menin, Helena Girardo de Brito, João Paiva, Lilian Loureiro, Luiz André Martins, Mariana Leite, Marina Winkler, Priscila Parro e Thiago Pimenta - sob a coordenação da profa. Dra.Noely Montes Moraes
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/amor01.htm

Por Grupo de Aprimoramento Junguiano sobre Questões Amorosas - Clínica Psicológica PUC/SP

2 comentários:

  1. gostei do fragmento "Compreender que o sentir não é construído, mas que é a relação é, torna-se aqui, fundamental"
    Me identifiquei bastante porque sinto um carinho enorme por uma pessoa e aprendi a construir uma relação com ela que infelizmente nem sempre é vantajosa pra nós dois!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, porém não me ajudou em muita coisa, afinal sinto uma atração por duas pessoas, ambos completamente diferentes, entretanto completamente interessantes e especiais na mesma proporção!

    ResponderExcluir