sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Português que língua é essa que não entendo? Parte 1

Essa nossa chamada língua materna que sofreu diversas variações durante o tempo, me surpreende de uma maneira tão surreal devido a suas regrinhas digamos que chatas pra iniciar vou falar do uso dos porquês.
Bem afinal por que é por que todos não significam a mesma coisa e por que tanto por que.
Segundo a gramática normativa depende do contexto em que o por que for inserido.
Já pensou se levassemos a rigor o uso do porque. (risos)
Vamos ver então como utiliza-lo para não fazer feio assim como eu porque acabei de fazer o uso incorreto de todos, eu acho (risos).
Há quatro maneiras de se escrever o porquê: porquê, porque, por que e por quê. Vejamo-las:

Porquê

É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os),
pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três,
quatro)

Ex.

• Ninguém entende o porquê de tanta confusão.
• Este porquê é um substantivo.
• Quantos porquês existem na Língua Portuguesa?
• Existem quatro porquês.

Por quê

Sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela.

Ex.

• Ela não me ligou e nem disse por quê.
• Você está rindo de quê?
• Você veio aqui para quê?

Por que

Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

Ex.

• Por que não me disse a verdade? = por qual razão
• Gostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão
• As causas por que discuti com ele são particulares. = pelas quais
• Ester é a mulher por que vivo. = pela qual

Porque

É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ou conjunção
coordenativa explicativa, portanto estará ligando duas orações, indicando causa, explicação ou
finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, pois ou a fim de que.

Ex.

• Não saí de casa, porque estava doente. = já que
• É uma conjunção, porque liga duas orações. = pois
• Estudem, porque aprendam. = a fim de que

Fonte: http://www.algosobre.com.br/portugues/usos-do-porque.html

PS: Espero que gostem e comentem é claro!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Até quando? Duvido que você leia até o fim!

Esse texto é um alerta para tudo o que estamos vivendo, é uma espécie de auto avaliação. Será que estamos fazendo a coisa certa ou a errada? E estamos tão acostumados a ver bobagens na internet que eu duvido que alguém leia esse texto todo sem ficar com remorso.
Bem ele foi escrito em um momento de loucura ou de clareza (cabe a você avaliar)e finalmente o texto (risos)...

Até quando?

Atualmente convivemos em mundo cheio de futilidades como o dinheiro, um pequeno pedaço de papel com um rosto determina o que você é, e até vale a vida de uma pessoa. E o que vale a vida de uma pessoa hoje?
Nada! Isso mesmo não somos ninguém diante da importância de outras coisas como o dinheiro, pense quantas famílias pelo mundo são destroçadas, passam fome, têm suas vidas roubadas pelo dinheiro.
Tudo está corrompido as amizades são falsas, as pessoas são hipócritas, quando você sai para tentar se divertir é tanta falta de bom senso que se vê, meninas que ainda não saíram das fraldas tentando ficar com aquele menino lindo, e para isso apelam no visual que ultrapassam o ponto da vulgaridade, já os meninos para dar uma de fortes e bonitos entram em verdadeiras furadas como as drogas, os anabolizantes entre outras apenas para chamar a atenção.Não sei se é instinto animal que fala mais alto mas os jovens atualmente são como verdadeiros pavões se enfeitam esperando serem escolhidos pelo seu ou sua parceiro(a) apenas para trocarem uns beijos e pronto( isso quando não acontece algo mais "quente").
Agora é compreensivo o motivo de tantas pessoas na internet se esconderem por trás de perfis falsos, com fotos falsas tudo falso por que a vida lá fora como a internet falsidade total.
As famílias estão também sendo corrompidas pais batendo em seus filhos e esposa, crianças e adolescentes sendo violentadas e abusadas sexualmente, em muitos lugares devido a excessiva violência mães choram a morte de seus filhos culpados ou inocentes, afinal mãe é mãe. Mas outra pergunta fundamental: o que gera a violência?
A fome( em muitos casos é o principal fator), a falta de oportunidade, o meio( pois o meio influência o individuo), a família( histórico de abusos, família sem estrutura, o alcoolismo de algum membro da família, entre outros fatores), a escola( a escola tem um método muito conhecido ela finge que ensina e os alunos fingem que aprendem), a falta de caráter e o principal fator o governo que deveria combater a fome, oferecer mais oportunidades, buscar meios de se combater o crime em todo país mas principalmente em áreas periféricas pois além de conviver com a violência são estereotipados, a escola é um lugar onde se deveria formar cidadãos, mas não é isso que ocorre, a família ficou por último porque é a que mais sofre o impacto desses fatores por exemplo: um pai sai para buscar emprego, quando chega para realizar a entrevista, obviamente seu endereço se encontra em seu currículo, o entrevistador muitas vezes com medo e outras vezes tomado pelo preconceito prefere contratar outro, esse mesmo pai sem emprego com filhos e esposa para sustentar entra em depressão e acaba entrando no mundo do alcoolismo, bebe horrores chega em casa espanca sua esposa e filhos. Os seus filhos ficam revoltados necessitam encontrar emprego para sustentar a família e encontram uma maneira simples de se ganhar dinheiro o tráfico e o fim dessa história todo mundo já sabe.
Porém este texto não é para apontar quem está certo e quem está errado, pois estamos todos errados de um jeito ou de outro, as pessoas são falhas e por isso erramos não admitimos preferimos mentir e fazer daquela mentira uma verdade por não querer ver a realidade, que você errou, simples assim estamos tão corrompidos que até no lugar onde se busca paz de espírito encontramos disputas internas um querendo derrubar o outro e assim querendo ser melhor, fofocas, intrigas e traições independente de credo ou religião, mas esse lugar é a igreja, por este motivo talvez ou por outros motivos as pessoas perdem a fé e acabam se tornando ateus ou agnósticos, as vezes deve ser isto que passa na cabeça de muitas pessoas:"É assim que se dizem cristãos e que Deus é esse que permite que aconteça tanta diferença assim dentro da igreja? A gente vem aqui buscar paz e conforto e união, mas as pessoas aqui são tão falsas como lá fora aqui dentro dizem que precisam de você lá fora na rua nem te dizem oi e que espírito de união é esse um querendo passar por cima do outro, com todo esse meio de hipocrisia prefiro não acreditar na existência de Deus a ver ele sofrer por causa de pessoas como nós que por entre as paredes do templo somos uma coisa e lá fora somos outra".
Como que para toda regra há uma exceção graças a Deus existem pessoas boas neste mundo que ajudam quem precisa, que são incorruptíveis, entre outras qualidades, mas aonde estão elas em nosso mundo é tão grande e essas pessoas são tão poucas.
Mas a pergunta essencial neste texto é até quando?
Até quando as pessoas serão tão fúteis e mesquinhas?
Até quando seremos tão burros a ponto de colocar ladrões no poder?
Lembre-se o nosso tempo está esgotando e me responda agora até quando você vai continuar com essa atitude?
Até quando?